21 maio 2015

Saiba o que é depressão e como ela afeta o seu dia a dia

O que é depressão? Por que ela acontece?

É muito comum passarmos por períodos mais escuros em nossa vida, em que sentimos ansiedade, tristeza e falta de motivação. Principalmente nós, mulheres, que vivemos um ciclo hormonal que, por mais que os homens não entendam ou acreditem, influencia diretamente no nosso humor. Por isso é muito importante entender o que é depressão, seus sintomas e como lidar com ela.

Pense bem: quando estamos de TPM, nos sentimos sensíveis, choronas, mau humoradas. Quando ovulamos, estamos mais abertas, felizes e para cima.

O grande problema é quando a falta de motivação e a apatia duram tempo demais e nós acabamos entrando em depressão, sem conseguir enxergar uma saída.

O que é depressão?

Vamos começar por outro lado: tristeza é quando acontece algo de ruim na sua vida e você se sente para baixo, sem vontade de fazer nada. Ou simplesmente quando, sem motivo algum, você se sente assim, desmotivada. Normalmente essa sensação passa rápido e, mesmo quando estamos tristes, conseguimos nos alegrar com outros aspectos positivos da nossa vida como os filhos, um emprego novo ou qualquer coisa de que gostamos.

Quando esse estado dura mais de 15 dias, é legal ficar atenta, pois você pode estar em depressão, que é uma doença que afeta o nosso cérebro, nos deixando um sentimento de abandono, tristeza e apatia. De repente a vida para de fazer sentido e tudo o que sempre nos alegrou perde o brilho. Seja o trabalho, a família, os amigos ou os hobbies.

O Dr. Drauzio Varella define a depressão da seguinte maneira em seu site: "A depressão é uma patologia que atinge os mediadores bioquímicos envolvidos na condução dos estímulos através dos neurônios, que possuem prolongamentos que não se tocam. Entre um e outro, há um espaço livre chamado sinapse, absolutamente fundamental para a troca de substâncias químicas, íons e correntes elétricas. Essas substâncias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neurotransmissores, vão modular a passagem do estímulo representado por sinais elétricos. Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro."

Simplificando: o seu cérebro para de receber sinais de que está tudo bem, de que você está diante de algo positivo e que não consegue se alegrar.

Entenda o que é depressão através de um caso real

Eu já tive depressão e posso descrever essa fase como estando rodeada por uma nuvem negra, que não me permitia ver nada de positivo em nenhum aspecto da minha vida, assim como bloqueava a visão do futuro. Eu não sabia como sairia daquele estado, se seria possível sair e o que aconteceria depois. Paralisei. Simplesmente parei de fazer o que deveria, o que gostava e o que queria. Me sentia culpada, pois tinha uma vida boa, mas não queria me mover. Queria dormir por um século e acordar com tudo novo.

Fui ao médico que me disse que, como eu sofro de enxaqueca, era provável que eu tivesse tendência à depressão, pois as duas doenças estão ligadas. Optei por fazer acompanhamento psicológico e tomei um remédio, que deu uma limpada na nuvem negra e fez com que eu me sentisse disposta a ir atrás das minhas coisas, da minha vida. De mim mesma.

Não foi um ano fácil. As pessoas que convivem comigo tiveram muita paciência e eu nunca mais saí da psicóloga, para acompanhar os meus anseios, medos e sonhos.

Quem teve depressão uma vez, pode ter de novo, por isso fico sempre esperta e, quando sinto que algo não vai bem, converso com as pessoas, mudo alguns hábitos e tento controlar antes que a doença volte. Tem dado certo.

Eu posso dizer: depressão não é frescura, não é falta do que fazer. É uma doença séria, que tira muitas vidas de quem não procura ajuda e que apaga um período de nossa existência nesse mundo.

Se você desconfia que está deprimida, procure ajuda. Depressão tem tratamento e cura. Essa não é você e não precisa ser. Retome o controle da sua vida, recupere a alegria e busque seus sonhos sempre.

Leia também:

 


Related post





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
eXTReMe Tracker
Designed ByBlogger Templates