16 novembro 2014

Leonids Above Torre de la Guaita



Leonids Meteor Shower came to an impressive crescendo in 1999. Observers in Europe saw a sharp peak in the number of meteors visible around 0210 UTC during the early morning hours of November 18. Meteor counts then exceeded 1000 per hour - the minimum needed to define a true meteor storm. At other times and from other locations around the world, observers typically reported respectable rates of between 30 and 100 meteors per hour. This photograph is a 20-minute exposure ending just before the main Leonids peak began. Visible are at least five Leonid meteors streaking high above the Torre de la Guaita, an observation tower used during the 12th century in Girona, Spain. In 2014, over the next few nights, the Leonids meteor shower will again peak. This year, although the crescent Moon should not create much competing skyglow, the Earth is predicted to pass through a more moderate stream of debris left over from Comet Tempel-Tuttle than in 1999, perhaps resulting in as many as 15 visible meteors per hour from dark locations.



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"Even though its common knowledge these days, it never ceases to amaze me that all the richness of..."

“Even though its common knowledge these days, it never ceases to amaze me that all the richness of our mental life ― all our feelings, our emotions, our thoughts, our ambitions, our love life, our religious sentiments, and even what each of us regards us his own intimate private self ― is simply the activity of these little specks of jelly in your head, in your brain. There is nothing else.”



- V.S. Ramachandran, “A Brief Tour of Human Consciousness: From Impostor Poodles to Purple Numbers”
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cottognapple: movie: kanyewildwestern: My first thought after...

cottognapple: movie: kanyewildwestern: My first thought after...
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ageofdestruction: close watch: Clouds and their shadows on...





ageofdestruction:



close watch: Clouds and their shadows on Mars, photographed 5 times by Mars Express, 12th September 2010.


At 38°S, 27°E, on the northeast plains of Noachis Terra. This gif covers about one minute of real time. For scale, the larger crater is 35km across; I particularly like the little puffball of cloud that moves across it.


The contrast of landscape flickers slightly because the images are taken sequentially through different filters, intended to be combined into a single colour image.


Image credit: ESA. Animation: AgeOfDestruction.



Of the 300 or so gifs I’ve made and posted, most of them space-related, this is probably my favourite.


age
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Was the Constitution the Culmination or Repudiation of the American Revolution?

John Adams thought that the federal government was necessary to complete the American Revolution. He supported a strong, centralized government more powerful than the states.


Thomas Jefferson thought the federal government rejected the principles for which the revolution was fought. He believed that the states should control everything except foreign diplomacy.


Jefferson’s political thought died only with the death of the Confederacy, which is ironic because Abraham Lincoln hero-worshiped Jefferson and used his Declaration of Independence to explain why slaves were incompatible with the American values of the founders.


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Niccolò Paganini- O violinista do inferno




Quando ele passava por uma cidade o caos instalava-se. Não era só pelos fãs, mas também por jovens histéricas apaixonadas, mas também pelos outros músicos, que vinham de muito longe apenas para ouvi-lo, a observá-lo atentamente, cada gesto dos seus dedos sobre as cordas do instrumento. Era muito fácil reconhecê-los: durante o espetáculo, enquanto a multidão chorava e gritava em delírio, eles ficavam muito quietos, pálidos, com os olhos cravados no palco, a boca crispada, no desespero sem fim daqueles que sabem que nunca serão tão bons como ele. Ninguém podia competir com ele, mas o pior era a atitude, inconveniente e insolente. Nasceu de uma família muito pobre e acumulara uma enorme fortuna com seu talento: podia muito bem agir como quisesse, permitir-se todos os excessos. Em dois anos e meio, por exemplo, percorreu 40 cidades da Europa, que caíram aos seus pés.



Naturalmente, como todos os génios, tinha inúmeros inimigos e circulavam a seu respeito os boatos mais sinistros, rumores que ele nunca fez o menor esforço para desmentir. Acima de tudo, era completamente indiferente às opiniões da sociedade, que o adorava e temia ao mesmo tempo. Diziam que o seu talento, muito acima do normal, era fruto de um pacto com o Diabo, o que só fez aumentar o seu carisma. Diziam que as cordas com que ele tocava eram muito especiais, feitas das entranhas do seu mestre. Depois teria feito um outro pacto, com as de uma amante que se matara especialmente para esse fim. No entanto, a lenda acrescenta que apenas uma pessoa que o amasse e que cedesse espontaneamente a sua vida poderia tornar-se parte do seu instrumento. O certo é que ele produzia sons que ninguém tinha ouvido antes.



Quem assistiu às suas apresentações, pode afirmar que que, ao seu comando, a sala parecia encher-se de espectros, almas atormentadas que uivavam como ventos tempestuosos. Quando tocava podia-se ouvir o choro das crianças, o riso dos demónios, gritos de agonia. Grupos religiosos protestavam quando ele chegava a uma cidade, acusando-o de ter feito um pacto com o Diabo, mas ele apenas sorria e chegou a compôr uma melodia perturbadora citando-a explicitamente. As suas roupas incomuns, o seu comportamento silencioso, com os olhos em chamas e um sorriso maligno, tudo contribuía para essa fama que o tornou uma lenda inesquecível.



Essa história aconteceu há quase duzentos anos atrás, mais ou menos entre 1828 a 1831, período máximo da glória de Niccolò Paganini, compositor e o maior violinista de todos os tempos. A lenda sobre o encordoamento tem origem no fato de que as tripas de carneiro que faziam parte das cordas do violino poderiam, de facto, ser substituídas por um sacrifício humano, ganhando assim uma sonoridade sobrenatural. A estranha personalidade de Paganini contribuiu bastante para aumentar as lendas. Diz-se que, a partir dos 30 anos, nunca mais ensaiou e que vivia cercado por uma nuvem de aprendizes, discípulos e mesmo adversários, sempre em busca dos segredos da sua técnica. Os relatos dos seus espetáculos fariam enverdecer de inveja os Beatles ou qualquer grupo de rock até hoje, assemelhando-se mais a uma experiência próxima do prazer colectivo ou do pavor absoluto. Fazia corar as donzelas com acordes muito próximos da agonia do orgasmo e todos sentiam uma fúria incontrolável a tomar conta das suas almas. Em quase todas as cidades em que se apresentava, saía dos teatros vitorioso pelas ruas.



Como podemos perceber desse relato que mescla realidade com lendas, os poderes da música provocam efeitos muitas vezes imprevisíveis, pelo facto de que os acordes ressoam no coração do ouvinte, tangendo uma corda sutil que afina os nossos estados de espírito. Uma melodia pode ser tranquila e comovente e ainda assim ser maligna, por predispor a um estado, por exemplo, de profundo desânimo e melancolia.






Adaptado de: noitesinistra





via @notiun


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