06 maio 2015

Nomes de meninos - a força e o poder dos registros bíblicos

Nomes bíblicos para meninos são ótimos e cheios de significados

O nome, além de ser a maneira de identificarmos outro ser humano, tem uma carga, um peso, que influencia a maneira com que lidamos com o mundo. Quando pensamos em homenagear alguém, imaginamos que queremos que nosso filho tenha algumas características dessa pessoa, ou que seja abençoado por ela. E neste caso, os nomes bíblicos para meninos são repletos de significados.

Escolher um nome bíblico é muito comum no mundo inteiro, pois ele traz mensagem especial, histórias inspiradoras e significado forte. Como vários nomes são muito diferentes para a língua portuguesa, acabamos optando pelos mais clássicos, pensando também na sonoridade e no impacto que causam.

Nomes de meninos bíblicos mais populares

Nomes bíblicos - Pedro

Foi um dos 12 discípulos de Jesus, mas este não era o seu nome inicialmente. Antes ele era chamado Simão. Em uma passagem importante na Bíblia, em que Cristo batiza Simão, ele diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Kepha, em aramaico, significa pedra e, ao ser traduzido para o grego, o nome virou Petros. Pedro foi também o primeiro Papa da Igreja Católica.

Nomes bíblicos - João

João Batista foi um pregador judeu e foi considerado o precursor de Jesus. Seu apelido se deu, pois ele batizou diversos judeus no rio Jordão, entre eles o filho de Maria. Diz a Bíblia que, quando João foi batizá-lo, apareceu uma pomba e ouviu-se uma voz que disse: "Este é o meu filho amado, no qual ponho toda minha complascência". A festa de São João, muito popular, acontece no dia 24 de junho no mundo todo.

Nomes bíblicos - Gabriel

É conhecido como o anjo mensageiro de Deus. Foi ele quem anunciou os nascimentos de João Batista e Jesus. É tido por muitos como o anjo da verdade, e é retratado com uma corneta, que significa a voz de Deus. Segundo a tradição, este anjo é o responsável por trazer boas notícias, dar um rumo a nossas vidas e ajudar a quem estiver perdido.

Nomes bíblicos - Lucas

Médico e amigo fiel de Paulo, foi o escritor do Evangelho de Lucas e do Atos dos Apóstolos. Não sabemos muito sobre sua vida, apenas que usava seu dom com os mais necessitados e acompanhava o apóstolo Paulo em todas as suas viagens. É o santo padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros.

Nomes bíblicos - Miguel

Um dos Arcanjos mais importantes, é tido como protetor das crianças e dos céus. Ele é retratado tanto no Antigo como no Novo Testamento, sempre liderando um exército celestial contra as forças do mal. Quando é representado, traz na mão direita uma espada (luta e vitória) e na esquerda, uma balança, que simboliza a justiça. Ele é invocado em meditações de cura, preces, pedidos de ajuda em diversas áreas de nossas vidas e limpezas espirituais.

Nomes bíblicos - Matheus

Foi um dos primeiros seguidores de Jesus, autor do Evangelho de Mateus e do Evangelho dos Hebreus. Antes era cobrador de impostos e muitos julgaram Jesus quando ele o chamou para ser seu apóstolo, mas a resposta foi: "Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento". Ele viajou o mundo pregando a palavra do messias e morreu na Etiópia.

Nomes bíblicos - Davi

É um personagem importante na Bíblia. Sua história está registrada em mais de 60 capítulos. É tido como o maior rei de Israel, mas teve um início de vida simples. Era pastor de ovelhas e tocava harpa para o rei Saul. Em uma batalha matou o gigante Golias e ganhou assim o direito de se casar com uma das herdeiras do rei. Quando Saul e seu outro filho Isboset faleceram, ele ocupou seu lugar, sendo adorado por todos por sua coragem. Trouxe união e prosperidade ao povo. Os judeus acreditam que o Messias será um herdeiro do rei Davi.

Nomes bíblicos - Felipe

Existem alguns Felipes citados na Bíblia. Os mais famosos são o apóstolo e o evangelista. Diz-se que o apóstolo realizou diversos milagres, viajou o mundo e morreu crucificado. Já o Evangelista era conhecido como um dos "homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”. Ele viajou o mundo também evangelizando e batizando fiéis, além de ajudar os mais necessitados, como viúvas e crianças.

Conheça mais sobre os anjos e se inspire em seus nomes e atitudes


Related post





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
eXTReMe Tracker
Designed ByBlogger Templates