Monstros mitológicos bizarros e dragões impressionantes são parte dos contos populares ao redor do mundo, desde os tempos antigos até os medievais, que emergem como cruzamentos sobrenaturais entre animais e humanos.
As inúmeras criaturas têm suas origens em mitos e lendas de diferentes partes do mundo.
1) Ammit (da mitologia egípcia)
Traduzindo de maneira sinistra como ‘devorador’ ou ‘devorador de almas’ , o Ammit (também conhecido como Ammut) era uma deusa / demônio egípcio da antiguidade que habitava o submundo que personificava retribuição divina. Tendo a anatomia multifacetada de um leão, hipopótamo e crocodilo, ela esperou a oportunidade de devorar o coração de pessoas consideradas indignas (seu valor sendo medido pelas escalas de Ma’at) – amaldiçoando assim suas almas ‘vazias’ a vagar sem rumo pela eternidade, em vez de felicidade sobrenatural. Então, em essência, Ammit não era adorado como outros deuses; ao contrário, ela simbolizava o medo coletivo dos egípcios que pertencia à “segunda morte”.
2) Buraq (da mitologia islâmica)
O local Dome of Rock (como parte do maior e mais antigo Monte do Templo ) é venerado pelos muçulmanos por causa de seu significado como o local sagrado de onde o Profeta Maomé subiu ao céu em sua Viagem Noturna. E, supostamente, ele foi levado para o céu em uma fantástica criatura de cor branca e cavalo, chamada Buraq – que era meia mula (ou menor que uma mula), meio burro (ou maior que um burro) e tinha asas. Curiosamente, as fontes orientais, como a arte persa e indiana, retratam o Buraq como rosto humanóide e cauda de pavão, mas as tradições islâmicas antigas não mencionam tais características específicas.
3) Gajasimha (da mitologia indiana)
Segundo a mitologia hindu, o Narasimha (ou Narasingha) era um dos dez avatares de Vishnu com a cabeça de um leão e o corpo de um homem. O Gajasimha é provavelmente uma reviravolta neste ser mítico (ou uma variante do deus hindu Ganesha ), com sua cabeça de elefante e corpo de leão. Infelizmente, não há muita informação sobre a criatura híbrida, exceto numerosas representações esculturais e pintadas, encontradas principalmente nos templos do sudeste da Ásia e do sul da Índia.
4) Hatuibwari (da mitologia melanésia)
Hatuibwari foi descrito como tendo a cabeça de um ser humano com quatro olhos, o torso de uma enorme serpente com asas imponentemente grandiosas e, às vezes, também com quatro seios pendentes que significam seu status como o ancestral primordial dos seres humanos. Mencionado em várias tradições e folclore da Melanésia (um grupo de ilhas do Pacífico no nordeste da Austrália), o Hatuibwari foi provavelmente adorado como uma criatura cósmica que criou e nutriu os primeiros seres humanos. Poucas fontes o colocaram como uma versão masculina da Mãe Terra – servindo assim como uma antítese da feminilidade comumente retratada em nosso planeta.
5) Hippalectryon (da mitologia grega)
Uma criatura fantástica, com representações tão antigas quanto 3.000 anos, o Hippalectryon é derivado do folclore de Creta (ou possivelmente micênico) como uma besta com características de cavalo e meio galo. O dramaturgo ateniense Aristófanes descrevera o Hippalectryon como uma criatura de aparência estranha, com penas amareladas. O mesmo autor também fez uma hipótese de que a origem da besta híbrida havia sido influenciada pelas tradições folclóricas do Oriente Médio. Outras fontes sugerem como a criatura pode ter sido uma representação alternativa do renomado cavalo alado Pegasus. Mas o relato mais interessante provavelmente vem da peça de Aristófanes, The Frogs’, onde ele menciona como o Hippalectryon era tão comicamente feio que provocou risos das pessoas ao redor, afastando assim o mal para sempre.
6) Khepri (da mitologia egípcia)
Intrinsecamente conectado ao escaravelho, Khepri era geralmente descrito como um homem com cabeça de besouro em papiros funerários egípcios antigos. Havia um lado simbólico em todo o caso da adoração a Khepri – com o deus resumindo as forças que moviam o sol através da vasta extensão do céu. Essa conexão foi derivada da ação dos escaravelhos quando eles rolavam bolas de esterco na rigorosa superfície do deserto – enquanto os jovens surgiam de dentro do esterco, dos ovos postos pelos pais. Na verdade, isso está relacionado à palavra egípcia ‘ kheper ‘, que traduz aproximadamente como – ‘mudar’ ou ‘criar’. De qualquer forma, Khepri também era considerado subordinado ao deus do sol Ra, mais exaltado.
7) Matsya (da mitologia indiana)
Tendo a cabeça de um ser humano e parte inferior de um peixe, o Matsya pode parecer uma variante do tritão de origem européia. No entanto, a tradição do Matsya é muito mais antiga, com a entidade poderosa sendo descrita nos textos védicos como um dos dez avatares principais de Vishnu (como nosso Narasimha mencionado anteriormente). E, de maneira bastante interessante, em uma veia surpreendentemente semelhante à narrativa bíblica da Arca de Noé, o indiano Manu também sobreviveu a uma inundação catastrófica provocada pelos deuses, construindo uma grande arca. Esta arca / barco foi guiada e puxada pelo magnífico Matsya – um feito heróico que, em última análise, permitiu a Manu (e sua família, animais de estimação e até sementes de plantas coletadas) serem seguros para repovoar a terra.
8) Monocerus (de lendas Medievais)
Derivado do termo grego ?????????, o Monocerus refere-se simplesmente a um animal com um único chifre, como o unicórnio . No entanto, os bestiários medievais deram um toque fantástico à criatura híbrida, descrevendo-a como tendo a cabeça de um veado, o corpo de um cavalo, as pernas de um elefante e a cauda de um javali. Para completar, a besta tinha apenas um chifre e era supostamente usada para apontar para a região da barriga de seus oponentes, a saber, o elefante!
9) Muš?uššu (da mitologia mesopotâmica)
Uma imagem que possa ser familiar para os entusiastas da história da reconstrução do Portão de Ishtar (da Babilônia) no Museu Pergamon, o Muš?uššu , pronuncia-se – ‘ Mush · khush · shu ‘ (também conhecido como sirrušu ) é uma criatura mítica enigmática que pode até ter influenciado a hidra de Lernaean. Em algumas narrativas, a criatura híbrida é o animal favorito (ou sagrado) de ninguém menos que Marduk – o deus padroeiro da antiga Babilônia. O próprio nome possivelmente se refere a uma ‘serpente feroz’ ou ‘serpente esplêndida’. Para esse fim, a criatura foi descrita como uma aparência de dragão, com um pescoço longo, uma cabeça com chifres e uma língua serpentina – complementada pelas pernas dianteiras e traseiras de um leão (ou felino) e pelas patas traseiras de uma águia.
10) Nawarupa (da mitologia birmanesa)
Literalmente significando ter ‘nove formas’, Nawarupa, também conhecido como byala (especialmente os mitos arkenianos), é uma criatura mítica híbrida que se diz ter a composição variada de nove animais diferentes. Freqüentemente usada em motivos que enfeitavam as barcaças reais, a criatura é descrita como tendo o tronco visível de um elefante, os chifres de um rinoceronte, os olhos de um cervo, as orelhas de um cavalo, as asas (ou possivelmente a língua) de um elefante. um papagaio, o corpo de um leão, a cauda de um pavão (ou iaque) e os pés de Chinthe (as criaturas semelhantes a grifos frequentemente representadas em complexos de pagodes budistas). Um bicho mítico semelhante conhecido como Pyinsarupa (‘cinco formas’) é usado como um dispositivo heráldico da atual transportadora aérea principal de Mianmar.
11) Onocentauro (da mitologia grega)
Alguns de nós devem conhecer o renomado centauro, a fera mítica grega com cabeça e tronco de humanos e pernas de cavalo. Bem, como se vê, há uma variante menos impressionante do centauro, chamada Onocentaur . Quem conhece sua etimologia já deve ter reconhecido suas credenciais de burro. E além da anatomia ‘meia-boca’ de Onocentaur, o ser liminar foi supostamente mencionado pela primeira vez por Pitágoras, enquanto sua forma feminina era conhecida como onokentaura em latim – como descrito pelo autor romano Claudius Aelianus. Além disso, a mitologia poética grega faz menção a outro híbrido exótico de centauro conhecido como Ictiocentaur – com a parte superior do tronco de um homem, a parte inferior da frente de um cavalo e a cauda de um peixe!
12) Pazuzu (da mitologia babilônica)
Para quem ‘observa’, seus filmes podem identificar o Pazuzu do famoso thriller de terror ‘O Exorcista’. Em termos mitológicos, o Pazuzu alado também tinha alguns aspectos ameaçadores e feios com a cabeça de cachorro, pés de águia, cauda de escorpião e parte serpentina! Como pode ser obtido a partir de características tão assustadoras, o monstro foi descrito como o demônio dos ventos que poderia causar fomes catastróficas durante as estações chuvosas. No entanto, o Pazuzu também foi invocado para liderar a luta contra outros espíritos malignos, ou seja, o Lamashtu , uma deusa acadiana malévola que sequestrou crianças, arrancando-as dos seios de sua mãe.
13) Qilin (da mitologia chinesa)
Nas lendas chinesas, o Qilin anda de mãos dadas com o capricho e o misticismo. Também conhecido como o unicórnio chinês, a localização do animal venerável significa o nascimento (ou a morte) de um sábio ou governante eminente. As características inócuas da criatura são representadas como – ter um corpo de um cervo com um único chifre, um rabo de boi e cascos de cavalo, enquanto as costas projetavam uma paleta vivaz de várias cores, complementada por uma barriga amarelada. Outras descrições do Qilin envolvem atributos de dragão com cílios grossos e escamas traseiras. No entanto, o episódio mais interessante dos Qilin se referia a – quando uma girafa real era (possivelmente) apresentada como a criatura mítica do imperador Ming Yongle da China.
14) Tarasque (do folclore francês)
Tarasque é mencionado em várias fontes, mas o relato mais renomado da besta aterrorizante vem da Lenda Dourada do “best-seller” medieval (ou Legenda sanctorum em latim), compilada (possivelmente) por volta de 1260 dC. Foi descrito como um dragão ou uma criatura semelhante a um dragão com cabeça de leão, corpo de boi coberto de casco de tartaruga, pernas (seis delas) de urso e, finalmente, uma cauda escamada que acabou assim de um escorpião. De acordo com a lenda dourada, morava em um pântano ao longo do rio Ródano e atacava viajantes inocentes com seus “dentes em forma de espada e chifres afiados”. Quanto às suas origens, diz-se que o ser mítico provém da região da Galácia (na atual Turquia) – a terra natal de seu lendário pai, parecido com um bisonte, Onachus.
15) Wolpertinger (do folclore alemão)
Uma criatura que se diz habitar as pitorescas florestas da Baviera, as origens de Wolpertinger podem vir da cultura popular inspirada em mitos e folclore anteriores. Freqüentemente percebido como um “mashup” de vários animais e suas partes, o Wolpertinger tem semelhança com o mítico Rasselbock da Turíngia (sul da Alemanha) e até o Jackalope da América. Para esse fim, o bicho é descrito como tendo a cabeça de uma lebre (ou coelho), o corpo de um esquilo (ou lebre), os chifres de um cervo e as asas (e às vezes pés palmados) de um faisão ou pato. Curiosamente, o conhecimento popular associado ao Wolpertinger refere-se a como eles são atraídos apenas por belas mulheres humanas.
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