By:
vivian
on quinta-feira, julho 06, 2017
A Autoridade de Aviação Civil (CAA) disse ter bloqueado o acesso público a documentos que revelam uma série de avistamentos estranhos para impedir sua “curiosidade”.
A CAA vem usando a lei européia a partir de 2014 para bloquear o acesso aos registros públicos de avistamentos ou incidentes entre 2011 e 2017, segundo o o jornal The Sun.
A lei afirma que “as informações de ocorrência só podem ser utilizadas com o objetivo de manter ou melhorar a segurança da aviação, e a divulgação de informações de ocorrência ao público em geral ou à mídia, inclusive em resposta às solicitações da Lei de Liberdade de Informação (FOI), é não é permitido”.
“No entanto, se você precisar de informações de ocorrência com a finalidade de manter ou melhorar a segurança da aviação, você pode fazer um pedido no CAA”.
Embora a UE diga que a informação é acessível através de uma aplicação, um professor universitário sugere o contrário.
O Dr. David Clarke, da Sheffield Hallam University, solicitou um pedido de acesso aos arquivos.
Mas ficou chocado quando o seu pedido de inscrição foi recusado no início deste ano.
Ele disse ao Sun: “Estes foram coletados e registrados pela CAA desde pelo menos 1976”.
“Durante muitos anos, a CAA divulgou esta informação sem qualquer evidência de que segredos comerciais ou segurança tenham sido prejudicados ou comprometidos”.
“De fato, em 2012, o presidente-executivo dos Serviços de Controle de Tráfego Aéreo da Grã-Bretanha, Richard Deakin, admitiu em uma entrevista da BBC Radio 4 que sua agência recebeu relatórios de OVNIs de tripulações civis em algum lugar do mundo todos os meses”.
“Mas, em seguida, eles parecem surpresos que indivíduos curiosos possam querer ver detalhes desses incidentes usando a legislação de transparência do governo”.
“Agora eles estão usando um pedaço de regulamento europeu para bloquear o acesso público a esses registros”.
“O único motivo concebível para esta mudança de política é o constrangimento da parte da indústria da aviação. Não queremos admitir que seus pilotos ocasionalmente relatem coisas no céu que são difíceis de explicar”.
“Para melhorar a confiança pública na segurança aérea, as autoridades devem promover proativamente o acesso aberto a registros deste tipo”.
Uma autoridade afirmou que o acesso público havia sido bloqueado porque a identidade dos pilotos precisava ser mantida.
“As informações mantidas pela CAA sob o sistema MOR podem ser disponibilizadas, com o objetivo de melhorar a segurança da aviação, sujeito a preencher este formulário de inscrição”.
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